segunda-feira, 31 de outubro de 2011

*~*sombrinha Veneziana *~*

Bom diaaa!!!
Demorei mas eu voltei pessoas, esses últimos dias foi de extrema correria para mim, muuuuito trabalho graças a Deus,  encomendas e também acessórios lindos como a sombrinha Veneziana que fiz para o casamento de uma amiga muito querida Angélica Nonato, que foi realizado no dia 30/10 (ontem)....
Pesquisando no Google vi que tem pouca opção de blogs ou vídeos que ensinam a fazer esse tipo de sombrinha, dai resolvi fazer um PAP especialmente para vocês, vou explicar o melhor que eu puder ok, então vamos lá.
A mãe da noiva encontrou uma sombrinha exatamente como precisávamos T-O-D-A branca, e  como o mês de Outubro é um mês que chove com frequência, ela deu a ideia de só forrar a sombrinha ao invés de fazer outra capa para ela assim, a noiva não correria o risco de se molhar.

Para fazer a sombrinha vamos precisar de:
-2 metros e meio de tecido para forro acetinado
-2 metros e meio de comprimento por 1,6 de largura de renda
-3 metros de renda para o barrado (usei 2 tipos de renda, uma já franzida e outra sem franzir, portanto são 3 metros para cada uma delas)
-2 metros de fita de cetim de 2 cm
-Tesoura
-Cola para tecido
-Alfinetes
-Giz de alfaiate (geralmente uso o amarelo por ser mais favorável e aparecer em varias tonalidades de tecido)
-Régua
-Fita métrica
-Linha
-Agulha
-Secador de cabelo (para ajudar a secar a cola)

Tirei a medida com a sombrinha aberta do triângulo começando pela base e da base a ponta, a minha sombrinha deu 38 cm na base e 59 cm da base a ponta ( esse resultado foi de acordo com a sombrinha que eu tinha em mãos, cada sombrinha pode ter uma medida)
Dobrei o tecido do forro em oito partes iguais, alfinetei, medi com a fita métrica e marquei as medidas com o auxilio da régua e o giz de alfaiate. Para cortar a renda dobrei em oito partes como o forro e usei o triângulo do forro já cortado como base:
Costurei as 8 partes do forro na maquina reta com a agulha fina ponta bola, fiz o mesmo com a renda, formando um circulo de forro e um circulo de renda, dei uma pequena abertura no centro do circulo para passar o cabinho superior da sombrinha,  depois uni  a renda sobre o forro e  coloquei sobre a sombrinha aberta para fazer os ajustes. Soltei os pinos da armação da sombrinha, alfinetei  e costurei a renda com o forro no tecido da sombrinha.
Na parte superior puxei a sobra do tecido e com a ajuda de uma agulha com linha, alinhavei, franzi e cortei as sobras

Com a cola e o auxilio do secador fui colando a 1° renda da barra ( uma dica não passe muita cola só o necessário pois ela demora muito para secar e só cola quando esta secando, por isso usei o secador no ar quente para secar mais rápido e ficar mais firme, depois da cola secar, a renda não corre mais o risco de cair), fiz o mesmo com a segunda renda (opcional)


Para dar acabamento na parte superior da sombrinha fiz umas preguinhas em uma da s rendas e fui colando com a ajuda do secador, depois embaixo dela colei a outra renda e no cabinho finalizei com a fita de cetim, fiz um laço separadamente e colei-o sobre a fita, fiz outro laço e colei no cabo onde a noiva iria segurar

Prontinho a nossa sombrinha Veneziana ja esta pronta para a festa....

 A noiva ficou muuuuito mais que LINDA!!!!! Ficou PERFEITA Angélica...
FELICIDADES AO CASAL!!!!!!
Espero que goste e que o post seja bem claro para vocês um beijão e um ótimo dia para vocês
Ariana Guimarães

10 comentários:

  1. Que linda que ela ficou, Parabens!

    aprendizdecostura

    ResponderExcluir
  2. muito linda, estou pensando em aproveitar uma armação de guarda sol , e agora com sua dica , ficou muito mais fácil...bjs

    Jubi

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Cíntia ;D, ela ficou muito linda mesmo...
    amei sua foto :D

    ResponderExcluir
  4. Que bom que pude te ajudar Jubi, vc vai ver como fica lindo depois, volte sempre :D

    ResponderExcluir
  5. Ariana,

    Parabéns pelo belíssimo trabalho já tinha comentado com a tia Zeza que estava divino. Fico feliz de conhecer você. Parabéns!!!! Eu que trouxe essa sombrinha no meu carro na volta da festa e olha... quase não devolvi, rsrsrsrsrs.

    Beijos
    Vanessa Brazão

    ResponderExcluir
  6. OWN Obrigada Vanessa, também fico feliz de te conhecer, sua família é linda viu amo a Zeza é minha mãezona, realmente é dificil devolver né tão linda tão fofa...
    Beijão Vanessa Brazão volte sempre :D

    ResponderExcluir
  7. Liiiinda demais! Muito bem feita, hein! Adorei!

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga que linda que ficou vc é fera hein!!!Adorei o capricho, parabéns flor!!
    bjss

    Gi

    ResponderExcluir
  9. Obrigada meninas vocÊs são uns amores!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Ficou lindíssima , Parabéns pelo trabalho....

    ResponderExcluir